21 de abril de 2009

Dia Mundial da Terra


O Dia da Terra foi criado em 1970, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição, protesto esse coordenado a nível nacional por Denis Hayes. Esse dia conduziu à criação da Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).

A partir de 1990, o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra, dando um grande impulso aos esforços de reciclagem a nível mundial e ajudando a preparar o caminho para a Cimeira do Rio (1992).


Actualmente, uma organização internacional, a Rede Dia da Terra
coordena eventos e actividades a nível mundial que celebram este dia.

Porque tenho consciência dos problemas ambientais que me rodeia e quero contribuir para uma atitude mais responsável na protecção do nosso Planeta, reúno um conjunto de informação sobre produtos e serviços que permitem ou visam, de alguma forma, contribuir para a protecção dos nossos recursos naturais.

  • Utiliza o Sol como fonte de energia e reduza até 20% os seus custos cm energia.
  • Computadores Eee PC, com motor super híbrido, mais eficientes energeticamente.Permite poupar até 15% de energia, o suficiente para fornecer até 8 horas de autonomia de bateria, ou seja, para funcionar durante 1 dia.
  • Adopta uma condução ecológica. Reduz o consumo de combustível, a emissão de gases poluentes e a sinistralidade, tornando a viagem mais confortável.
  • Equipamentos audiovisuais deixados em stand-by, podem originar um custo acrescido até 12%. Desligar esses aparelhos no interruptor é uma prática sustentável.
  • Sabias que a reciclagem de uma lata de refrigerante poupa energia suficiente para manter uma televisão ligada durante 3 horas?
  • Usa lâmpadas de baixo consumo, de 11W e casquilho E27, com um poder de iluminação equivalente a uma lâmpada de 60W, e pouparás cerca de 80% de energia eléctrica.
  • Sabias que se instalares redutores de pressão das torneiras, poupas 15€/ano e 158Kg de Co2/ano.
  • Não imprimas o talão do Caixa Automático Multibanco se não precisares dessa informação. Pouco a pouco pouparemos grandes quantidades de papel.

1 comentário:

  1. Inês ainda bem que fizes-te referência ao Dia Mundial da Terra, é importante passares esses pontos importantes, nem que seja para relembrar um pouco as pessoas o quanto é especial este dia, e que com pequenos gestos podemos fazer a diferença pelo nosso "Planeta Azul".
    Todos os governos espalhados pelo mundo fazem imensos tratados e tão sempre a anunciar medidas para melhor o Mundo, mas isso nunca chega a passar do papel, nunca vemos essas medidas a serem aplicadas e maior parte dos países que assinam esses tratados nunca os respeitam. Isto deve consciencializar para a importância do nosso mundo e o cuidado que devemos ter com ele porque sem ele não estaríamos aqui.

    ResponderEliminar