22 de março de 2009

Box Nova - Experimento 1


Experimento 1 é o novo projecto coreográfico de Sofia Fitas, um trabalho que cria um jogo empreendido pelo corpo e pelo seu movimento, na tentativa de neles encontrar diferentes relações, pensamentos e expressões.
28 Mar 2009 - 19:00

Experimento 1 questiona a percepção e a representação do corpo. Cada sequência da peça fragmenta o corpo e revela não a sua identidade, mas sim a sua multiplicidade, as suas potencialidades e os seus limites.

Este solo desenvolveu-se a partir de uma inspiração no conceito deleuziano de Rizoma, que serviu como estímulo à experimentação e pesquisa coreográfica, e como mecanismo que permitiu encontrar diversas e diferentes propostas ao desenvolvimento deste "objecto" artístico, ou seja, a procura de um corpo como possibilidade e não como identidade.

Um trabalho que aborda a fragilidade, a sensibilidade, a estranheza e poesia de um corpo, o seu desejo de comunicação e de expressão, que o levam ao encontro e confronto com limites. Estes limites funcionam como estímulo à criação de agenciamentos, que permitem a transformação, a derivação do corpo noutras multiplicidades.

Este solo obteve o 1.º Prémio no 13.º Festival Internacional de Dança Contemporânea das Canárias — 13 Masdanza, Outubro 2008.

Concepção/Interpretação SOFIA FITAS
Música RU*MOR*
Cenário/Figurinos IVANA CATOVIC
Suporte som à pesquisa coreográfica CARLOS VIEIRA

Sem comentários:

Enviar um comentário